domingo, 1 de julho de 2012

Pré-brassagem

Hoje é dia de brassagem! Mas enquanto a panela está lá tentando ficar em uma temperatura só, a gente aproveita para mostrar como foi a pré-brassagem, ou seja, a preparação feita ontem para que tudo funcionasse (relativamente) bem hoje.


Família reunida para tentar fazer o gás funcionar
(ainda não tinham perdido as esperanças)

Primeiro, tínhamos que resolver o problema das panelas que vazavam. A solução veio de... cupcakes! Garten Pai usou uma serra copo para fazer furos em uma forma de silicone para cupcakes e usou como arruelas. Funcionou e as panelas pararam de vazar!

Depois foi a vez de instalar o moinho e fazer a regulagem para que não esmagasse demais o malte. Instalar foi relativamente rápido, mas a regulagem foi meio... infernal. O moinho esmagava demais ou então de menos e, depois de muita insistência, chegamos a um nível que a gente achou que estava bom e pronto. Ficou assm. Moemos 5kg de malte Pilsner belga e 1kg de malte Chateau Munich, também belga. Misturamos ainda 300g de aveia e flocos. Tudo esperando a brassagem de hoje.

O fogareiro foi outro problema. Ligamos ele no máximo e a água não fervia por nada nesse mundo. Chegava no máximo a 70ºC. Decidimos deixar para arrumar isso hoje.

Para completar, a pré-brassagem foi regada a mais cerveja, então muita gente "se esqueceu" de algumas coisinhas #prontofalei.


Forminhas de silicone para cupcakes virando arruelas salvadoras

Prova de que as arruelas de silicone funcionaram
Instalando o moinho de cereais Guzzo na jardineira

Funciona! (Reparem que entre as duas fotos já anoiteceu)
  

3 comentários:

  1. Eu só quero saber uma coisa, quando eu vou poder beber?!?!!?

    ResponderExcluir
  2. A temperatura de fermentação está cravada em 18 graus. A aparencia e o aroma de fermento estão perfeitos.

    ResponderExcluir